Peso na Balança: Como o Álcool Contribui para a Obesidade

Indice

Álcool e Obesidade: Uma Dupla Prejudicial à Saúde

Conheça os Impactos do Consumo e Tome Decisões Conscientes:

A Obesidade é uma Doença Crônica, de Acordo com a OMS, que Pode ser Causada ou Agravada pela Combinação de Diversos Fatores, Incluindo o Consumo Excessivo de Álcool.

A obesidade é uma Doença Crônica Não-Transmissível, caracterizada por um acúmulo excessivo de gordura nos tecidos, especialmente na região abdominal. Além disso, a obesidade também pode predispor a hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares, doenças hepáticas, entre tantas outras. Alguns dos fatores que propiciam a obesidade são: má alimentação, sedentarismo, fatores genéticos e, também, o consumo excessivo de álcool (KACHANI, 2008)

Ingestão de Álcool e Ganho de Peso

A relação entre álcool e obesidade na tabela nutricional dos alimentos: As bebidas alcoólicas fornecem cerca de 7,1 kcal por grama, e, por esse motivo, o consumo excessivo poderá induzir a um maior aporte calórico e ao acúmulo de gordura abdominal.

Fora isso, o álcool é uma substância tóxica, logo, o corpo, em seus processos fisiológicos, prioriza a metabolização e eliminação deste composto, e, com isso, a capacidade da oxidação de lipídeos (queima de gorduras) fica reduzida. Mesmo que o indivíduo aumente o nível de atividade física, por exemplo, muitas vezes não é suficiente para compensar as grandes quantidades de energia ingeridas. Ou seja, a ingestão de bebida alcoólica excessiva e constante não é apenas um fator que promove o ganho de peso, mas também dificulta o emagrecimento (TORRES, 2015).

Consumo de Álcool e a Cirurgia Bariátrica

Como tratamento para a obesidade, pode-se citar as cirurgias bariátricas como um dos métodos mais comuns e eficazes. Porém, determinados estudos apontam um fato curioso: quanto maior a frequência e quantidade do consumo de bebidas alcoólicas antes da realização da cirurgia bariátrica, maiores as chances de desenvolver um consumo abusivo de álcool em um momento pós cirúrgico. Há diversos motivos para que isso aconteça, sendo que um deles é o aumento da socialização envolvendo o consumo de álcool (CISA, 2021).

Álcool x Obesidade
Você Conhecia a relação entre o Consumo de Álcool e Obesidade? Descubra essa conexão e como Proteger sua Saúde.

Produtos do Empório Sem Álcool

Pensando que a alta prevalência e na perigosa relação entre álcool e obesidade é uma preocupação importante no mundo contemporâneo, nós, do Empório Sem Álcool, produzimos bebidas sem álcool de acordo com a legislação. Com isso, é possível tornar momentos de comemoração mais prazerosos com nossos Vinhos, Cervejas e Espumantes, e, ao mesmo tempo, evitar o consumo excessivo de álcool. Venha conhecer nossos produtos e tirar suas dúvidas, ficaremos honrados em ajudá-los


Ficou com alguma dúvida sobre a composição dos nossos produtos? Entre em contato por aqui.

Referências

  1. Gabrielle Guidoni Torres. Consumo de álcool e obesidade (adiposidade abdominal(: resultados do estudo longitudinal de saúde do adulto ELSA Brasil. 2015. Disponível em: RiUfes: Consumo de álcool e adiposidade abdominal : resultados do estudo longitudinal de saúde do adulto-ELSA-Brasil
  2. Adriana Trejger Kachani. O impacto do consumo alcoólico no ganho de peso. 2008.
  3. CISA – Centro de Informação sobre Saúde e Álcool. Consumo de álcool e cirurgia bariátrica. 2021. Disponível em: Consumo de álcool e cirurgia bariátrica (cisa.org.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Quer comprar bebida sem Álcool?