Grávida pode tomar cerveja sem álcool Grávida pode tomar cerveja sem álcool

Mulher Grávida Pode Tomar Cerveja Sem Álcool?

Neste artigo, abordaremos o tema se uma mulher grávida pode tomar cerveja sem álcool, isso porque muitas mulheres começam a gravidez, principalmente a primeira, com várias dúvidas sobre todos os processos, e não pretendemos dar todas as respostas aqui, até porque  cada caso é específico. Mas uma dúvida podemos esclarecer: uma grávida pode tomar cerveja sem álcool? E a resposta é sim, mulher grávida pode tomar cerveja sem  álcool.

Indice

Neste artigo, abordaremos o tema se uma mulher grávida pode tomar cerveja sem álcool, isso porque muitas mulheres começam a gravidez, principalmente a primeira, com várias dúvidas sobre todos os processos, e não pretendemos dar todas as respostas aqui, até porque  cada caso é específico. Mas uma dúvida podemos esclarecer: uma grávida pode tomar cerveja sem álcool? E a resposta é sim, mulher grávida pode tomar cerveja sem  álcool.

Porque uma Mulher Grávida Pode Tomar Cerveja Sem Álcool?

Entre estudos feitos, um deles se destaca, o do Hospital Doutor Peset, em conjunto com a Universidade de Valência na Espanha onde estudou 80 mulheres grávidas saudáveis, com origens e hábitos diversos e cuja gestação ocorreu de modo normal com bebês nascidos com peso e tamanho adequado para a sua idade e gestação. Sendo assim, escolhemos esse estudo para explicar o porque uma mulher grávida pode tomar cerveja sem álcool.

O estudo apontou que a cerveja sem álcool se mostrou benéfica, aumentando em até 30% a capacidade antioxidante do leite materno. Para chegar aos resultados, os pesquisadores deram a 40 dessas gestantes o equivalente a uma garrafa long-neck de cerveja sem álcool diariamente. No fim, descobriram que houve aumento na capacidade antioxidante do leite delas, beneficiando a mãe e o bebê.

O estudo, cujo objetivo era demonstrar que o consumo de um produto rico em antioxidantes, como a cerveja sem álcool, durante a gravidez, poderia modificar a capacidade antioxidante do leite materno. Isso reduziria o risco de doenças cardiovasculares nas crianças e melhoraria a saúde das mamães, mas acabou provando outras propriedades nutricionais da cerveja sem álcool e sua relação com a saúde, incluindo o fato de que uma mulher grávida pode tomar cerveja sem álcool por conta de uma série de vantagens que explicaremos a seguir.

Conheça as Vantagens do Porque uma Grávida Pode Tomar Cerveja Sem Álcool

Muito bem, como já falamos acima uma mulher grávida pode tomar cerveja sem álcool! Também é certo que beber qualquer teor de álcool durante a gravidez afeta as mães e seus bebês. Existe alguma opção? 

Sim, existem cervejas e vinhos sem álcool que servem como ótimas alternativas para as mamães. 

As cervejas sem álcool apresentam os mesmos componentes nutricionais que a cerveja tradicional sem prejudicar a saúde das gestantes e seus bebês.

  1. Cervejas sem álcool são fontes de ácido fólico. Essa disponibilidade ajuda na gestação e diminui o risco de má formação do sistema nervoso do bebê, o que torna a bebida uma ótima fonte de nutrientes;
  2. Cervejas zero contêm vitaminas do grupo B (tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina), que garantem reforço no sangue da mamãe e do bebê aumentando leucócitos e linfócitos, melhorando a imunidade;
  3. As cervejas sem álcool têm até 17% das necessidades diárias de fósforo e de outros minerais necessários como cálcio, magnésio e potássio, sendo o sódio apenas residual;
  4. As maltodextrinas presentes na cerveja desalcoolizada incrementam a energia muscular, com uma liberação controlada de glucose, que evitam os aumentos e diminuições bruscas de índices glicêmicos. 

Com tantas vantagens fica fácil entender o porque uma mulher grávida pode tomar cerveja sem álcool, afinal, as cervejas desalcoolizadas são uma excelente opção, sendo muito saudável para as mulheres grávidas ingerirem líquidos e se manterem hidratadas, especialmente em países de temperatura elevada, e ao mesmo tempo consumir uma quantidade adequada de vitaminas e minerais. Nesse sentido, o consumo de cerveja sem álcool é uma alternativa saudável já que contribui com uma grande quantidade de água, não traz um aumento significativo de calorias à dieta e contribui para cobrir as necessidades de ácido fólico, vitaminas e minerais e ainda fornece, fibras, muito necessárias para o bom funcionamento intestinal.

Os Perigos do Álcool na Gravidez

Depois de falar das vantagens e do porque uma mulher grávida pode tomar cerveja sem álcool e como isso pode ajudar a gestação, além da produção de leite na amamentação, falaremos \gora sobre o porquê uma grávida não deve consumir bebidas alcoólicas nesse período:

O consumo alcoólico durante a gravidez pode causar danos neurológicos nos bebês, entre outros problemas, o álcool ingerido pela futura mãe é ingerido pela criança que está sendo alimentada e gestada, chegando à corrente sanguínea do feto. O fígado do bebê não consegue metabolizar o álcool porque ainda não possui as enzimas necessárias para isso e, assim, não pode reduzir os seus efeitos tóxicos. 

As consequências deste consumo variam de acordo com o mês de gestação, e, evidentemente, conforme a quantidade de álcool ingerida. No primeiro trimestre de gravidez, a ingestão de álcool pode provocar malformações físicas no bebé, enquanto nos meses posteriores aumenta o risco de sequelas neurológicas, causadoras de danos mentais.

Não obstante os danos ao feto, as mães também precisam tomar muito cuidado e evitar alcoólicos de todos os modos. É preciso colocar em mente que o álcool atua como uma droga e altera o funcionamento do organismo, afetando a tensão arterial, o sistema renal e o ânimo, podendo deprimir quem consome.

Além desses males, há as possibilidades de partos prematuros, abortos e a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), um quadro apresentado por bebês, cujas mães ingeriram bebidas alcoólicas durante a gestação, e que pode acarretar problemas de desenvolvimento para a criança, como o déficit intelectual. Portanto, devemos sempre ressaltar que uma grávida pode tomar cerveja sem álcool, mas deve sempre eliminar a possibilidade de beber alguma bebida alcoólica.

De difícil diagnóstico, a SAF pode ser identificada em entrevistas clínicas e pode acarretar alterações congênitas, anomalias do sistema nervoso central, retardo no crescimento e prejuízos no desenvolvimento cognitivo e comportamental. Todos bons motivos para evitar o consumo durante a gestação.

Há Outras Bebidas que Podem ser Consumidas?

Além de possuírem um sabor diferente das bebidas comuns, as cervejas sem álcool até recentemente não eram completamente isentas de álcool, estando assinalado no rótulo da composição uma informação sobre a quantidade que aquela cerveja poderia conter até 0,5% de álcool.

Por mais que a quantidade fosse drasticamente reduzida neste tipo de produtos, a presença de algum álcool continuava a ser problema para quem deve evitar bebidas alcoólicas, como as mulheres grávidas. Mas isso mudou em 2019 quando várias marcas reformularam seu portfólio de bebidas sem qualquer teor alcoólico, sendo que muitas usam até mesmo a porcentagem 0,0% no rótulo, para mostrar a diferença, por esse motivo uma mulher grávida pode tomar cerveja sem álcool com total tranquilidade.

Algumas marcas ainda apostam que o consumo por mulheres grávidas ou que estejam amamentando pode ser melhor do que tomar algum suco industrializado. Comparadas aos refrigerantes são alternativas superiores, por não conter a quantidade absurda de açúcares (calorias desnecessárias), que pode causar refluxo gástrico e alguns componentes que afetam a absorção de cálcio, muito necessário para gestantes e bebês. 

O gás também está presente nas cervejas sem álcool, mas não ao mesmo nível que refrigerantes, e sem causar tantos danos, mas mesmo o consumo de cerveja sem álcool por mulheres grávidas deve ser controlado, assim como outras bebidas desalcoolizadas. Não é porque uma grávida pode tomar cerveja sem álcool que devemos deixá-las abusar do consumo, devemos ter parcimônia. Afinal, todo excesso faz algum tipo de mal.

Importante reforçar que todas as bebidas precisam ser consumidas com parcimônia. Melhor é saber que há bebidas sem álcool, que não apenas podem ser consumidas pelas gestantes, mas devem, já que trazem grandes benefícios para as mamães, seus bebês e vão ajudar na amamentação. 

Melhor ainda saber que essas bebidas estão disponíveis no Empório Sem Álcool (maior variedade de bebidas sem álcool do Brasil) a um clique de distância das mamães. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Quer comprar bebida sem Álcool?