A Dúvida Agora é: Posso Beber e Dirigir?
Dessa Vez, Falaremos Especificamente Sobre o Tempo Necessário Para a Eliminação do Álcool no Organismo até que Seja Seguro Dirigir.
O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo. No entanto, esses são apenas parâmetros médios e podem variar de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como o sexo, o peso, a composição corporal e a taxa metabólica basal.
Portanto, se você for beber e dirigir, é importante ter em mente que não há uma regra exata para determinar quando estará sob os limites legais de teor alcoólico no sangue. A melhor maneira de garantir a sua segurança e evitar acidentes é não beber e dirigir.
Quais os Riscos de Beber e Dirigir?
Não é novidade para ninguém que beber e dirigir não é algo recomendado, muito pelo contrário. Uma das três maiores causas de acidentes fatais no trânsito é a ingestão de bebida alcoólica. Qualquer quantidade já é capaz de ocasionar alterações nos reflexos e na coordenação motora, aumentando significativamente os riscos de um acidente.
Além disso, a bebida alcoólica também afeta a capacidade de julgamento, o que pode levar à imprudência na condução do veículo. Com apenas uma dose pode haver perda de sensibilidade e de reflexos, mesmo que nós não percebamos.
Por isso, sempre é importante recordar: beber e dirigir não combinam! E sempre que for beber, opte por fazer uso do transporte público ou chame um táxi para te levar até o seu destino. Sua vida e a dos outros estarão em suas mãos!
Mas se Ingerir Bebida, Quanto Tempo Leva Para o Álcool Sair do Organismo?
Há quem diga que 3 horas após a ingestão já é seguro dirigir, mas isso não é verdade. Da mesma forma que o tempo de absorção do álcool varia de organismo para organismo, a sua eliminação também. Isso significa que, mesmo que você beba uma quantidade considerada segura de álcool, ela pode permanecer no seu corpo por mais tempo do que o esperado e, consequentemente, afetar sua capacidade de dirigir. Portanto, evite beber e dirigir!
Além disso, a metabolização da bebida alcoólica que ocorre no fígado não é o único fator a ser considerado. Ou seja, os diversos fatores que influenciam variam em complexidade. Como, por exemplo, idade, peso, alimentação, teor alcoólico da bebida, atividade física recente e uso de medicamentos. Todos esses elementos contribuem para determinar o quanto de álcool permanecerá no organismo e com que intensidade os seus efeitos serão sentidos.
Até mesmo o gênero é um influenciador. Mulheres metabolizam o álcool mais lentamente que os homens em razão da menor quantidade de enzimas e de água no organismo, tornando a concentração alcoólica muito maior. (CISA, 2015)
Isso faz com que elas fiquem mais propensas a sofrer com os efeitos adversos do álcool, como náuseas, vômitos, desidratação e até mesmo no caso de tentar beber e dirigir. Enfim, é importante que tanto as mulheres, como os homens, bebam com moderação e sempre tenham em mente os possíveis riscos para a saúde!
Portanto, não existe um tempo exato para se dirigir após ingerir bebidas alcoólicas. É importante ressaltar que o álcool afeta habilidades como a coordenação motora, visão e reações, tornando o condutor mais propenso a acidentes. Sendo assim, voltamos a enfatizar, evite beber e dirigir!
Dessa maneira, é sempre recomendado que as pessoas optem por outro meio de transporte quando estiverem ingerindo bebidas alcoólicas.Por isso, é sempre importante ter cautela e evitar consumir qualquer tipo de bebida alcoólica antes de pegar a estrada.
Existem Recomendações Legais Para Beber e Dirigir?
A recomendação dada pela Polícia Rodoviária Federal é aguardar 12 horas para dirigir após o consumo de bebida alcoólica. Isso porque o álcool permanece no organismo por esse período e pode prejudicar a habilidade do motorista, aumentando o risco de acidentes. Por isso, pare com o hábito de beber e dirigir. Aguarde 12 horas e volte ao volante com segurança.
Um outro fator importante é que essas 12 horas devem ser contadas a partir do momento em que o álcool atingiu seu nível máximo no sangue, que é em torno de 30 minutos após a absorção quando em situação de jejum, e 1 hora quando se estiver realizando uma refeição ao mesmo tempo, pois os alimentos podem absorver o álcool e inibir seu contato com o revestimento do estômago, retardando sua absorção.
Por outro lado, dependendo da quantidade de álcool ingerida, o melhor a se fazer é aguardar 24 horas, pois apesar da substância ser eliminada nas 12 horas mencionadas, os outros efeitos dessa ingestão continuam, visto que uma vez na corrente sanguínea, o álcool foi transportado por todo o corpo chegando até o cérebro. (THOMAS, 2021)
No Brasil, a Lei N° 11.705/2008, chamada de Lei Seca, é cada vez mais rígida. Quando foi sancionada, tolerava 0,1 mg de álcool por litro de sangue, e, atualmente, o limite máximo foi reduzido para 0,05 mg/L, sendo tão próxima de zero que até mesmo um bombom de licor pode ser detectado se ingerido há 10 ou 15 minutos. Quando os níveis identificados ultrapassarem 0,3 mg/L, considera-se um caso grave, podendo ocasionar a prisão do motorista entre seis meses a um ano.
Os testes existentes que detectam se há álcool no organismo podem medi-lo no sangue por até 6 horas, na respiração, na urina e na saliva por 12 a 24 horas, podendo se estender a 72 horas se forem utilizados métodos mais avançados, e no cabelo por até 90 dias. (DEMULTRAN, 2019)
Sendo assim, vamos reforçar a mensagem outra vez, elimine o ato de beber e dirigir da sua vida!
Beber Café Ajuda a Eliminar o Álcool do Organismo?
Deixar alguém mais alerta não implica na concentração de álcool no sangue. Ainda, se a taxa de consumo for maior que a de eliminação, tal concentração só aumentará. (THOMAS, 2021)
Não existe nenhuma fórmula mágica para voltar ao estado de sobriedade após consumir álcool. Beber água, café ou dormir não irá acelerar o processo de eliminação do álcool do seu corpo. A única solução é esperar o tempo necessário para que o álcool seja naturalmente metabolizado pelo organismo. No entanto, existem alguns truques que podem ajudar a minimizar os sintomas da ressaca, como tomar um banho quente ou ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais.
Não importa o que você faça, não há como acelerar o processo de eliminação do álcool do seu corpo. Beber água ou café, dormir ou tomar banho não o fará sóbrio mais rápido. O tempo é o único fator que pode influenciar isso. Então, se precisar dirigir ou executar qualquer outra tarefa importante, espere até que seu corpo tenha metabolizado todo o álcool antes de tentar executar essa tarefa. Portanto, cancele da sua vida ,de uma vez por todas, o ato de beber e dirigir!
Então, Qual a Melhor Opção Para a Questão Beber e Dirigir?
Assim como já enfatizamos nos tópicos desse texto, vale ressaltar que são contas muito complexas a serem feitas para determinar o tempo exato que pode ser considerado seguro para o álcool ser eliminado do organismo. Isto é devido à grande variedade de fatores que podem influenciar este processo, como o tipo de bebida consumida, a quantidade ingerida, a idade e o metabolismo da pessoa.
Por esse motivo, a saída mais segura quando você está fora de casa e precisa voltar dirigindo é ingerir uma bebida sem álcool. Aqui no Emporio Sem Álcool existem diversas opções que você pode degustar com seus amigos sem que haja risco tanto a si mesmo quanto ao próximo.
Clique no Banner Abaixo e Conheça Nossos Produtos:
Referências
THOMAS, Scot. How Long Does Alcohol Stay in Your System? 2021. Disponível em: https://americanaddictioncenters.org/alcoholism-treatment/how-long-in-system. Acesso em: 22 nov. 2021.
NHS. The risks of drinking too much: alcohol support. Alcohol support. 2019. Disponível em: https://www.nhs.uk/live-well/alcohol-support/the-risks-of-drinking-too-much/?tabname=advice-and-support Acesso em: 22 nov. 2021.
CISA. Metabolismo do álcool. 2015. Disponível em: https://cisa.org.br/index.php/sua-saude/informativos/artigo/item/47-metabolismo-do-alcool. Acesso em: 22 nov. 2021.
DEMULTRAN. LEI SECA. 2019. Disponível em: https://demultrancnh.com.br/lei-seca/. Acesso em: 22 nov. 2021.
Muito útil as explicações.
No caso de uma cirurgia a pessoa deve ficar qtos dias antes sem beber?
Vai depender do tipo de cirurgia e o aval do seu médico. Mas por via das dúvidas e sabendo que o álcool também tem influência na cicatrização, é melhor evitar uns 6 meses antes.