Você Sabia Que O Consumo de Álcool e Ganho de Peso Estão Diretamente Relacionados? Saiba Dessa:
Isso acontece porque o álcool contém muitas calorias vazias, que são metabolizadas pelo organismo antes de qualquer outra coisa. O excesso de álcool também pode causar desidratação e alterações no metabolismo, favorecendo o ganho de peso. Para evitar esse problema, é importante controlar a quantidade de álcool ingerida e fazer exercícios regularmente.
Além disso, o álcool também pode desacelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo queime menos calorias. Por isso, é importante moderar o consumo de bebidas alcoólicas se você estiver tentando perder peso. Para entender melhor a relação entre consumo excessivo de álcool e ganho de peso, veja o post a seguir.
Álcool e Ganho de Peso Podem Gerar Obesidade?
A obesidade está diretamente relacionado ao consumo excessivo de álcool e ganho de peso, a obesidade é uma Doença Crônica Não-Transmissível, de acordo com a OMS, que pode ser causada ou agravada pela combinação de diversos fatores, incluindo o consumo excessivo de álcool. A característica principal desta doença é o acúmulo excessivo de gordura nos tecidos do corpo, especialmente na região abdominal, podendo levar à diminuição da expectativa e qualidade de vida. O tratamento da obesidade envolve mudanças no estilo de vida, como prática regular de atividades físicas, alimentação saudável, além de evitar o consumo excessivo de álcool e ganho de peso.
A obesidade está se tornando um problema cada vez mais prevalente no mundo e está relacionada a diversos fatores, desde questões genéticas e hormonais até questões ambientais ou psicológicas, chegando até no cerne do consumo excessivo de álcool e ganho de peso, fazendo com que isso promova diversas consequências negativas para a saúde da população.
Além de aumentar o risco de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares, a obesidade também pode predispor às chamadas doenças metabólicas. Estas doenças são caracterizadas pelo desequilíbrio nos processos metabólicos do corpo, o que pode levar a diversos problemas de saúde, como o acúmulo de gordura no fígado (hepatomegalia) e outros problemas hepáticos.
É importante que as pessoas busquem tratamento para o problema da obesidade, pois ele pode afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas.
Alguns dos fatores que propiciam a obesidade são: má alimentação, sedentarismo, fatores genéticos e, também, o consumo excessivo de álcool e ganho de peso (KACHANI, 2008). A má alimentação pode ser causada pelo consumo excessivo de gorduras e/ou açúcares, enquanto o sedentarismo é um estilo de vida cada vez mais comum nas grandes cidades.
Os fatores genéticos influenciam diretamente no metabolismo e no acúmulo de gordura do corpo. Já o consumo excessivo de álcool está ligado à diminuição da sensibilidade à insulina, hormônio responsável por regular o açúcar no sangue. Para evitar o problema, é preciso estar atento a esses detalhes e fazer escolhas conscientes no dia a dia.
Consumo Excessivo de Álcool e Ganho de Peso.
As bebidas alcoólicas fornecem cerca de 7,1 kcal por grama, e, por esse motivo, o consumo excessivo poderá induzir a um maior aporte calórico e ao acúmulo de gordura abdominal. Isso significa que beber demais pode ser extremamente prejudicial à saúde, causando diversos problemas, desde a obesidade até doenças cardiovasculares. Por isso, é importante moderar o consumo de bebidas alcoólicas e optar por opções mais saudáveis.
Fora isso, o álcool é uma substância tóxica, logo, o corpo, em seus processos fisiológicos, prioriza a metabolização e eliminação deste composto. Com isso, a capacidade da oxidação de lipídeos (queima de gorduras) fica reduzida. Mesmo que o indivíduo aumente o nível de atividade física, por exemplo, muitas vezes não é suficiente para compensar as grandes quantidades de energia ingeridas. Como a maioria das pessoas não tem acesso às atividades físicas necessárias para queimar essa energia, elas continuam a ganhar peso.
Dessa forma, ingerir bebidas alcoólicas antes ou durante uma atividade física não só irá diminuir seus resultados como também poderá ser prejudicial à sua saúde. Ou seja, a ingestão de bebida alcoólica excessiva e constante não é apenas um fator que promove o ganho de peso, mas também dificulta o emagrecimento (TORRES, 2015).
Beber demais interfere diretamente no metabolismo, prejudicando a queima de calorias. Além disso, a bebida alcoólica também tende a aumentar o apetite, fazendo com que as pessoas comam mais do que o necessário. Diante disso, fica claro que a relação do consumo excessivo de álcool e ganho de peso, sendo fundamental controle do consumo para quem deseja perder peso e manter uma boa forma física.
Cirurgia Bariátrica é Uma Bom Tratamento Para a Obesidade Causada Pelo Consumo Excessivo de Álcool e Ganho de Peso?
As cirurgias bariátricas são um dos métodos mais comuns e eficazes para o tratamento da obesidade. Essas cirurgias envolvem a redução do tamanho do estômago, o que leva à perda de peso significativa. A cirurgia bariátrica pode alterar os hormônios responsáveis pelo apetite, o que ajuda a controlar a fome. Além disso, também podem ser realizadas para reparar outros problemas relacionados à obesidade, como a diabetes. Os resultados dessas cirurgias são geralmente muito positivos, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes.
Porém, determinados estudos apontam um fato curioso: quanto maior a frequência e quantidade do consumo de bebidas alcoólicas antes da realização da cirurgia bariátrica, maiores as chances de desenvolver um consumo abusivo de álcool em um momento pós cirúrgico. Isso significa que pessoas que submetem-se a essa cirurgia devem ter cuidado redobrado com o consumo de álcool e ganho de peso, pois podem ser mais propensas a desenvolver um problema com o alcoolismo no futuro.
Há diversos motivos para que isso aconteça, sendo que um deles é o aumento da socialização envolvendo o consumo de álcool (CISA, 2021).
Conheça Agora o Melhor Tratamento Para o Consumo Excessivo de Álcool e Ganho de Peso!
Pensando que a alta prevalência de obesidade é uma preocupação importante no mundo contemporâneo, nós, do Empório Sem Álcool oferecemos bebidas sem álcool de acordo com a legislação. As bebidas alcoólicas são ricas em calorias e podem contribuir para o ganho de peso, por isso, oferecer alternativas sem álcool pode ajudar as pessoas a manterem um peso saudável.
Além disso, as bebidas alcoólicas também estão associadas a outros problemas de saúde, como doenças cardíacas e hepáticas. Oferecer bebidas sem álcool é uma forma de contribuir para a saúde das pessoas e para um mundo mais saudável.
Com isso, é possível tornar momentos de comemoração mais prazerosos com nossos Vinhos, Cervejas e Espumantes, e, ao mesmo tempo, evitar o consumo excessivo de álcool. Dessa forma, você pode aproveitar ao máximo os momentos especiais, sabendo que está fazendo um consumo responsável. Venha conhecer nossos produtos e tirar suas dúvidas, ficaremos honrados em ajudá-los!
Clique no Banner Azul Abaixo e Aproveite as Novidades:
Referências:
Gabrielle Guidoni Torres. Consumo de álcool e adiposidade abdominal: resultados do estudo longitudinal de saúde do adulto – ELSA Brasil. 2015. Disponível em: <http://repositorio.ufes.br/handle/10/1717>
Adriana Trejger Kachani. O impacto do consumo alcoólico no ganho de peso. 2008. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/rpc/a/b3QBrtnzVZwhkVSPHBdSssf/?lang=pt&format=pdf>
CISA – Centro de Informação sobre Saúde e Álcool. Consumo de álcool e cirurgia bariátrica. 2021. Disponível em: <https://cisa.org.br/index.php/sua-saude/informativos/artigo/item/309-consumo-de-alcool-e-cirurgia-bariatrica>