Consumo precoce de álcool Consumo precoce de álcool

Problemas Gerados Pelo Consumo Precoce de Álcool 

Você sabia que o consumo precoce de álcool pode trazer diversos malefícios?

Indice

Você sabia que o consumo precoce de álcool pode trazer uma série de malefícios para a saúde do adolescente e dos outros também? O álcool prejudica o desenvolvimento do cérebro, o que pode levar a problemas de comportamento, aprendizagem e memória. Também pode causar problemas no fígado, no trato digestivo e no sistema imunológico. Além disso, o álcool está associado a um maior risco de acidentes e lesões. Por isso, é importante que os adolescentes evitem o consumo precoce de álcool para proteger sua saúde.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o período de adolescência é considerado entre 10 a 19 anos. E é nesse período que acontecem muitas transformações biológicas, físicas e sociais. No que tange às questões sociais e psicológicas, têm-se mudanças de grupos sociais, representatividade, fragilidades, vulnerabilidades, afirmação de identidade, descobertas, desenvolvimento de opinião e de atitudes, entre outras.

Fatores que Influenciam o Consumo de Álcool na Adolescência 

O álcool é a droga mais utilizada entre os adolescentes, quando começam a descobrir, conhecer, sair para locais públicos, e isso traz como consequência uma maior dependência do álcool na fase adulta, tendo em vista o alto consumo da droga no período de desenvolvimento do indivíduo.

Além de trazer problemas para o futuro do adolescente, o consumo precoce de álcool está relacionado com uma série de riscos para a saúde, como o desenvolvimento de câncer e hipertensão, além do risco aumentado de suicídio e homicídios, nesse caso associados a acidentes e violência. Por isso, é possível identificar que o consumo precoce de álcool nessa fase, interrompe o desenvolvimento e a transformação psicossocial e fisiológica do indivíduo, acarretando em diversos problemas na vida dele (SOUSA , 2017). 

É importante destacar que, tal consumo é advindo de questões multifatoriais, ou seja, o consumo precoce de álcool pode não ser só “vontade”, mas também abrange, a desestruturalização do ambiente familiar, influencia da mídia e do grupo social que está inserido (FRASSETO , 2015). E isso está muito atrelado a falta de segurança e de vigilância quando se trata do acesso da droga no país.

De acordo com a legislação brasileira, é proibida a venda de droga lícita para menores de 18 anos, mas em contextos sociais como, festas, qualquer pessoa consegue consumir o álcool. 

Sobre a influência que o menor de idade tem sobre o álcool, pode vir tanto de amigos, família quanto da mídia. Quando se trata de amigos, é nítido perceber que nem sempre a pessoa está à vontade com a escolha dela de beber, entretanto, tal escolha é colocada em primeiro lugar quando há chantagem emocional. Tendo em vista que o indivíduo não quer se sentir excluído do seu grupo e muito menos parar de ter contato com eles, acaba optando pelo uso da bebida.

Já quando se trata da família, a influência pode vir pelo fato de que os pais ou os responsáveis já têm o hábito do consumo excessivo de álcool, ou seja, acaba atraindo e despertando essa vontade que o adolescente tem em experimentar e consumir o que adultos estão bebendo.

E por fim, tem-se a influência por meio da mídia, e como exemplo, temos as propagandas e comerciais de bebidas alcoólicas que fazem com que o adolescente sinta vontade de experimentar a bebida, já que em muitas dessas fontes midiáticas, a bebida está associada a uma vida boa, alegre e com muitas pessoas ao seu redor. 

Como Evitar o Consumo Precoce de Álcool?

Vale lembrar que o consumo precoce de álcool não vai interferir somente no agora e em uma única pessoa, ela vai afetar a saúde futura desse indivíduo e colocar em risco a vida das pessoas! Lembrando que só é permitido o consumo para maiores de 18 anos, e para isso, temos diversos tipos e sabores de bebidas sem álcool, para que não traga nenhum problema futuro, aliada a uma qualidade de vida melhor e mais saudável.

É importante lembrar que a melhor orientação é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas em qualquer momento da vida e cuidar do nosso organismo para evitar complicações a curto e a longo prazo. Uma boa opção aliada para uma vida mais saudável são as bebidas sem álcool, que podem ajudar na manutenção de um melhor estilo de vida sem tirar o prazer na hora de socializar com os amigos. No Emporio Sem Álcool, há diversos tipos e sabores para você aproveitar!
Clique No Banner Abaixo:

Referências 

SOUSA, K. Alguns fatores que influenciam o consumo precoce do álcool. nº 193, Piauí. 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/33447/194 61 ANJOS, K., SANTOS V., ALMEIDA O. Caracterização do consumo de álcool entre estudantes do ensino médio. v.36, n.2, p.418-431, Bahia. 2012. Disponível em: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/468/pdf_149

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Quer comprar bebida sem Álcool?