álcool e hipertrofia álcool e hipertrofia

A Relação Entre Álcool e Hipertrofia Muscular: o Que a Ciência diz Sobre o Consumo Moderado

Indice

Álcool e Hipertrofia Muscular:  A Relação Entre Eles Sobre Consumo Moderado de Acordo Com a Ciência

A hipertrofia muscular consiste no aumento do volume das células do músculo decorrente de uma adaptação das células musculares diante de uma maior exigência de trabalho, enquanto o catabolismo muscular consiste na degradação da musculatura. O aumento do volume das células ocorre com a recuperação dela após um estímulo de força e resistência. Para melhorar a recuperação muscular há estratégias nutricionais que podem ser utilizadas, como a ingestão de proteína para aumento da síntese proteica e de carboidratos para restabelecer as reservas de glicogênio muscular. A ingestão de álcool prejudica esta recuperação (SILVA, 2020).

Quer aproveitar bons momentos com uma bebida agradável e sem prejudicar seu desempenho nos esportes? Conheça nossos produtos:

Como efeito primário da ingestão do álcool tem-se a redução da atividade do sistema nervoso central, comprometendo habilidades, coordenação motora e equilíbrio, prejudicando assim a prática de exercícios. Ele também atua inibindo o transporte de cálcio para o músculo, afetando o processo de contração e prejudica a integridade da membrana muscular (sarcolema), podendo causar cãibras musculares, dores e uma perda da capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo (NERY, 2016).

O etanol pode prejudicar a síntese de proteína por conta da redução de função da mTOR, proteína responsável pelo crescimento, proliferação e manutenção das células. Aspectos hormonais importantes no desenvolvimento da musculatura também são prejudicados pelo álcool em altas doses. Ele pode aumentar os níveis de cortisol (responsáveis por estimular a degradação das proteínas), de aldosterona e glicocorticóides (afetam o metabolismo de glicose e armazenamento de glicogênio que é o combustível do músculo), e diminuir a secreção de testosterona (responsável pela da síntese de proteínas). Ou seja, interferindo diretamente no crescimento muscular (GIACOMELLI,2019).

Em 2019 foi realizado um estudo com 35 mulheres e 37 homens saudáveis com idade entre 18 e 40 anos para avaliar se o consumo de etanol interfere na composição corporal. Eles realizaram duas sessões de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) por semana durante 10 semanas. Eles foram separados entre treinados e não treinados e o segundo grupo foi separado em com e sem consumo alcóolico. A dose foi de 24-36g de etanol por dia para os homens e 12-24g de etanol por dia para as mulheres, considerado um consumo moderado (NERY, 2016).

Os resultados obtidos foram que o consumo moderado de álcool em adultos saudáveis que praticam HIIT não interfere no ganho de massa magra e diminuição de massa gorda, diante da prática de atividade física. Outros estudos sugerem que a ingestão de bebida alcoólica no período de recuperação muscular prejudica a síntese proteica, principalmente com ausência de consumo protéico (NERY, 2016).

Diante desses resultados entre o álcool e hipertrofia, podemos perceber que doses moderadas não tem interferência significativa no processo de hipertrofia muscular, porém doses elevadas de álcool interferem na síntese proteica, degradação muscular e em outros aspectos prejudiciais não só no desempenho físico e mental como também na saúde como um todo. Por isso, se você é amante do esporte mas também gosta de ter momentos de lazer regados a uma boa bebida, Os Produtos Sem Álcool são uma ótima alternativa.

Álcool e Hipertrofia Muscular: A Relação Entre Eles.

Referências

GIACOMELLI, Katiele Baelz et al. Efeitos do consumo de álcool no desempenho e recuperação do exercício físico. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 13, n. 82, p. 1009-1016, 2019. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7791820>. Acesso em: 03 mai. 2022 

NERY, Anny Carolliny Queiroz et al. Uso do álcool no exercício físico: uma revisão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30145/1/NERY%2c%20ANNY% 20CAROLLINY%20QUEIROZ.pdf >

>. Acesso em: 03 mai. 2022. SOUZA, Giovana Silva de; FOLADOR, Natália. Consumo de álcool: fator prejudicial para Hipertrofia? Disponível em: <https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/14441/1/Giovana%20Silva% 20e%20Nat%C3%A1lia%20Folador.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Quer comprar bebida sem Álcool?