álcool e vacinas álcool e vacinas

Proteção em Risco: O Impacto de Álcool sobre Vacinas

Indice

Álcool e Vacinas: Saiba sua Relação um Com o Outro e o Que Traz ao seu Corpo!

Tomei vacina recentemente, posso consumir bebidas alcoólicas? Se você consome álcool, com certeza já se perguntou isso em algum momento.

Álcool e Vacinas: Você Sabe qual a Relação do Álcool e Vacinas?

Depois de tanto tempo de espera, o momento da vacinação contra a Covid-19 foi de muita comemoração e alegria entre os brasileiros, seja postando foto da carteirinha de vacinação, revendo a família ou até mesmo saindo para comemorar com os amigos em um barzinho. Mas aí vem a dúvida: será que bebidas alcoólicas poderiam “cortar” o efeito desse imunizante tão esperado? Afinal, pode beber depois de tomar a vacina?

Vários cientistas advertem sobre os prejuízos do consumo exagerado do álcool para o nosso organismo, já que ele é capaz de afetar órgãos como o cérebro, coração, fígado e pâncreas. Mas como o efeito das bebidas alcóolicas podem afetar a resposta imunológica da vacinação?

Álcool e Vacinas: Após a Vacinação, o Nosso Corpo Leva um Tempo Para Promover a Imunização.

Segundo Luciano Lourenço, clínico geral, coordenador do pronto-socorro do Hospital Santa Lúcia, as vacinas agem estimulando o organismo a produzir anticorpos e/ou células capazes de defender o corpo contra “invasores”. Em casos de vacinas aplicadas em duas doses, o corpo produz os anticorpos em duas etapas. A primeira leva em torno de 20 dias, quando o organismo tem uma resposta primária ao imunizante. “Nesta fase, o corpo produz anticorpos que não são definitivos ainda”. A etapa seguinte, após a segunda dose, é o momento em que o corpo transforma os “soldados” provisórios em permanentes. Este processo também precisa de cerca de 20 dias. (CHAVES, 2021)

Embora não se tenha evidências de que o álcool realmente interfere na eficácia das vacinas, os médicos recomendam um consumo moderado nesse período, visto que o consumo excessivo dessa substância pode ter efeito prejudicial no funcionamento do organismo, podendo, portanto, afetar a resposta imune (BARR et el, 2016).

O Consumo Exagerado de Álcool Pode Prejudicar o Funcionamento do Organismo e, Portanto, a Resposta Imune.

Sabe-se que ter uma boa saúde é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico. E já ficou claro que o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas traz inúmeros problemas para a saúde. Assim, uma boa opção aliada para uma vida mais saudável são as bebidas sem álcool, que podem ajudar na manutenção de um melhor estilo de vida sem tirar o prazer da alimentação.

A Empório sem Álcool sugere aproveitar sem preocupações com deliciosas opções sem álcool! Temos diversas opções para você aproveitar!

Referências

Barr, T., Helms, C., Grant, K., Messaoudi, I. Opposing effects of alcohol on the
immune system
. Progress in Neuro-Psychopharmacology and Biological Psychiatry Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26375241/. Acesso em: 20 jun.2022

Chaves, G. Saiba como o álcool pode afetar a eficácia das vacinas contra
Covid-19
. Hospital Anchieta, 2021. Disponível em: https://www.hospitalanchieta.com.br/saiba-como-o-alcool-pode-afetar-a-eficacia-das-vacinas-contra-covid-19/#:~:text=%E2%80%9COs%20estudos%20de%20desenvolvimento
%20das,risco%20a%20efic%C3%A1cia%20dos%20imunizantes.
Acesso em: 20 jun. 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Quer comprar bebida sem Álcool?