Índice
Quais São os Benefícios do Vinho? Vamos Descobrir no Texto Abaixo:
O vinho contém componentes benéficos à saúde humana, por exemplo, os compostos fenólicos. A ingestão de vinho pode auxiliar na melhoria do estado de saúde e bem-estar do indivíduo, além de trazer uma redução do risco de certas doenças, como as cardiovasculares.
O vinho contém micronutrientes, vitaminas, como niacina, vitamina B6 e riboflavina, além da presença de minerais, como o potássio, cálcio, sódio, fósforo, magnésio, ferro e zinco (INSA, 2019). E por possuir tantos componentes, sua atividade antimicrobiana tem sido muito estudada, mostrando sua capacidade de inibir o crescimento de certas bactérias, responsáveis por
diversas infecções.
Além da atividade antimicrobiana, pode-se adicionar a sua propriedade antioxidante, pela presença de polifenóis, vitamina C e E e carotenoides. E o vinho em quantidades adequadas, pode auxiliar na manutenção do equilíbrio dos sistemas biológicos causado pelo estresse oxidativo.
Malefícios,caso Seja Ingerido em Grandes Quantidades.
O vinho contém muitos constituintes como o etanol que, se ingerido em grandes quantidades, pode ter um efeito negativo para a saúde humana, como doenças, dependências e problemas físico-mentais. Além disso, o alto consumo de bebidas alcoólicas, como o vinho, está diretamente associado ao alcoolismo e outras doenças, como a cirrose e doenças cardiovasculares (BRANCO P.,2019).
Quais São os Benefícios do Vinho para Mulheres?
O vinho possui muitos compostos e nutrientes e possui propriedades antioxidantes pela presença dos compostos fenólicos da uva. Nos últimos anos, os estudos de radicais livres presentes no organismo têm crescido muito, e por isso o consumo de antioxidantes é ainda considerado como o principal mecanismo de defesa contra o efeito desses radicais livres.
Em relação à saúde das mulheres, é possível afirmar que naquelas que consomem moderadamente e regularmente vinho, os efeitos do climatério e menopausa são menores. E isso se dá pelo fato do vinho possuir resveratrol, um polifenol, que se assemelha com o hormônio feminino, sendo reconhecido como um fitoestrógeno (VACCARI, N.; et. al, 2009).
Além disso, em um estudo feito na Austrália, percebeu-se que a ingestão regular, moderada e de qualidade de vinho foi capaz de reduzir 50% a chance de desenvolvimento de câncer no ovário.
Quais São os Benefícios do Vinho para Idosos?
A qualidade de vida de idosos que consomem vinho todos os dias é maior em comparação a daqueles com consumo esporádico.
O efeito do vinho para a população idosa tem sido muito estudada pelo fato de trazer benefícios à saúde, ou seja, os efeitos positivos nos aspectos biológicos e bioquímicos. Assim, o seu enfoque tem como objetivo as doenças cardiovasculares e a preservação do volume cerebral em idosos. Além disso, o consumo de vinho moderado é associado à redução de risco de incidência de
depressão.
No Empório Sem Álcool, há diversos tipos e sabores para você aproveitar! Para
mais informações, acesse o Link.
Referências
BRANCO P. R. Benefícios do vinho tinto na saúde humana. Disponível em:
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/30708/1/Branco_Pedro_Rebelo.pdf
ZORTÉA M. A qualidade de vida dos idosos está relacionada ao consumo
de vinho? 2019. Disponível em:
https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/4087/1/MICHELE%20ZORT%c3%89A.pdf
VACCARI S. de F. N; SOCCOL H. C. M.; IDE M. G. Compostos fenólicos em
vinhos e seus efeitos antioxidantes na prevenção de doenças. Disponível
em:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5316/3522