Índice
Álcool e Energético : Riscos da Combinação de Bebidas Alcoólicas e Energéticas
É muito comum que, ao beber bebidas alcoólicas, as pessoas façam uma mistura destas com energéticos. Isso não é recomendado, como é dito nas próprias recomendações inseridas no rótulo das bebidas energéticas. Entretanto, acontece muito devido a diversos motivos, como o sabor, uma vez que a mistura fica mais agradável ao paladar do que a bebida pura, e a ajuda em se sentir acordado e estimulado pela noite toda (como no caso de uma festa).
Álcool e Energético : Consequências Graves e Aumento do Consumo de Álcool
Em primeiro lugar, é preciso pensar na gravidade de consumir essa mistura, devido às graves consequências que esse ato pode trazer. Um dos grandes prejuízos é uma possível alteração na frequência de consumo de bebidas alcoólicas, pois muitas pessoas que não costumam beber bebidas alcoólicas, principalmente destiladas, acabam bebendo muito mais quando combinadas com bebidas energéticas (FERREIRA et al., 2004).
Álcool e Energético : Taquicardia, Euforia e Risco de Morte
Além disso, os resultados mais preocupantes de se combinar álcool e energético são a taquicardia, euforia excessiva e, consequentemente, o risco de morte. Há também um aumento da probabilidade de acidentes automobilísticos e acidente vascular cerebral (MENEZES et al., 2016).
Álcool e Energético : Interferência nas Funções Neuropsicológicas
Ainda, é importante ressaltar que essa mistura pode interferir na regulação de funções neuropsicológicas importantes. Isso ocorre devido ao fato de que o álcool eleva a atividade da adenosina (um hormônio que causa sedação e sonolência) e a cafeína (presente nas bebidas energéticas) tem efeito oposto, o que pode acabar estimulando o consumo de álcool por mais tempo (ECKSCHMIDT, 2015).
Importância da Moderação e Preferência por Não Consumir Álcool
Fica evidente que bebidas alcoólicas podem sozinhas causar inúmeros prejuízos e até consequências graves para a saúde e para a vida, e quando combinadas com bebidas energéticas esse risco é ainda maior. Portanto, é muito importante ingerir esse tipo de bebida com muita moderação e cuidado, sempre preferindo não consumir álcool.
Alternativa Saudável: Bebidas Sem Álcool no Empório Sem Álcool
Vale lembrar que a melhor orientação é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e evitar uma consequência grave para a própria saúde. Uma boa opção aliada para uma vida mais saudável são as bebidas sem álcool, que podem ajudar na manutenção de um melhor estilo de vida sem tirar o prazer da alimentação. No Empório Sem Álcool, há diversos tipos e sabores para você aproveitar! Para mais informações, acesse o link
Referências
FERREIRA, Sionaldo; MELLO, Marco; FORMIGONI, Maria. O efeito das bebidas alcoólicas pode ser afetado pela combinação com bebidas energéticas? Um estudo com usuários. Rev. Assoc. Med. Bras. 50 (1), 2004. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-42302004000100034>.
MENEZES, Juliana; NERY, Claudinea; ARRUDA, Tâmara. Efeitos Cardiológicos de Bebidas Alcoólicas e Energéticas. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador. 2016. Disponível em: <https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/738>.
ECKSCHMIDT, Frederico. Efeitos do consumo de álcool combinado a bebidas energéticas (AmED) entre motoristas de caminhão no Estado de São Paulo: uma combinação de risco. São Paulo. 2015. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-04022016-102843/publico/FredericoEckschmidt.pdf>.