reações adversas reações adversas

A Face Oculta: Álcool e Reações Adversas Expostas

Indice

Reações Adversas: Bebidas Alcoólicas: Uma Ameaça Tóxica?

Você sabia que bebidas alcoólicas como vinho e cerveja podem ser tóxicas? Sim, algumas pessoas não têm um mecanismo de detoxificação que pode levar a episódios de alergia quando ingerem esses tipos de bebida, como dificuldade de respirar, coceira, mal-estar gastrointestinal, dores de cabeça, febre e até mesmo situações mais graves como falhas no coração e hemorragia cerebral.

Reações Adversas: Alergias Causadas por Vinho e Cerveja: Descubra os Perigos Ocultos.

Talvez você já tenha ouvido falar que reações alérgicas têm a ver com a produção de histamina. Sim, é verdade, mas a histamina é muito mais do que um produto químico de “resposta alérgica”. É uma amina biogênica que realiza uma série de funções fisiológicas no corpo humano.

Reações Adversas: Histamina: Mais do Que uma Resposta Alérgica.

Você deve estar se perguntando o que são, então, aminas biogênicas, e por que podem fazer mal. Bem, aminas biogênicas são compostos nitrogenados que podem ser sintetizados pelo corpo humano ou por bactérias. Podem variar quanto à estrutura química, como alifáticas (cadaverinas, esperminas, putrescina, ou espemidina) ou aromáticas (como tiraminas ou feniletilamina), ou ainda, heteroclílicas (como a histamina e triptamina).

Reações Adversas: Aminas Biogênicas e Seus Efeitos Nocivos: Um Alerta Sobre Bebidas Fermentadas.

Em bebidas fermentadas podem ser encontradas aminas biogênicas como parte da atividade e da microbiota produtora do alimento. Ocorrem naturalmente durante a vinificação e são comuns em alimentos fermentados devido ao metabolismo de microrganismos. As mais abundantes no vinho são as histaminas, e suas quantidades variam dependendo das técnicas de vinificação. Além de bebidas alcoólicas também podem ser encontradas em pescados, produtos cárneos, queijos e outros alimentos fermentados

Histaminas: Quando o Consumo Excessivo Pode Levar a Problemas de Saúde.

Os efeitos tóxicos dependem da expressão de certas enzimas metabólicas de cada indivíduo e da concentração presente no alimento. A FDA americana estipula que o nível de risco é de 500 partes por milhão dessa substância.

Identificando a Causa do Mal-Estar: Álcool ou Intolerância às Histaminas?

Geralmente, pequenas concentrações de histaminas são inofensivas, mas ingestões excessivas, ou quando o catabolismo natural é inibido, podem trazer dificuldade na metabolização. Portanto, se há sintomas como esses relatados quando há o consumo de álcool, a pessoa deve prestar atenção, pois é difícil detectar a causa originária do mal-estar.

Alternativas sem Álcool

Além disso, uma das principais orientações é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Porém, para muitas pessoas, isso pode ser difícil. Uma boa opção são as bebidas sem álcool, que podem ajudar na manutenção de um estilo de vida saudável sem tirar o prazer da alimentação. No Empório Sem Álcool, há diversos tipos e sabores para você aproveitar! Para mais informações, acesse o Link no Banner Abaixo:

 

Referências

Gomes, Myrna Barbosa et al. O risco das aminas biogênicas nos alimentos. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2014, v. 19, n. 04 [Acessado 8 Dezembro 2021] , pp. 1123-1134. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232014194.18672012>. ISSN 1678-4561.

Vinci, G.; Maddaloni, L. Biogenic Amines in Alcohol-Free Beverages. Beverages 2020, 6, 17. <https://doi.org/10.3390/beverages6010017>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Quer comprar bebida sem Álcool?