O álcool na fertilidade da mulher O álcool na fertilidade da mulher

O Álcool na Fertilidade da Mulher

Indice

Álcool na Fertilidade: Como Pequenas Escolhas Podem Afetar sua Capacidade de Engravidar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2020), infertilidade é uma doença definida pela falha em conseguir engravidar após 12 meses ou mais de tentativas através de relação sexual desprotegida. O que muitos não sabem é que pequenas escolhas no estilo de vida, como aquelas taças de vinho tomadas de domingo ou as diversas doses no bar de sexta-feira, são capazes de alterar as taxas de fertilidade de grande forma.

Os Impactos do Consumo de Álcool na Fertilidade Feminina: Uma Questão de Escolhas.

Mulheres que bebem pelo menos seis doses em um dia ao menos uma vez por semana têm tendência aumentada de sofrer de desordens menstruais, além de que o álcool aumenta consideravelmente o nível sérico e urinário de estradiol (hormônio responsável pelo espessamento da parede uterina, a fim de preparar o útero para receber o óvulo). Esse tipo de mudança hormonal pode ser capaz de prejudicar a fertilidade feminina (Chedid, Silvana, 2019).

Desvendando o Elo Entre Álcool e Infertilidade: Por Que Suas Escolhas Importam.

Além do mais, um estudo feito na Suécia avaliou quase 8000 mulheres para investigar os efeitos do consumo de álcool na fertilidade feminina e relatou que mulheres que bebem uma quantidade considerável de álcool têm uma maior probabilidade de frequentar consultas médicas para tratamento de infertilidade do que mulheres com consumo moderado/ baixo (Eggert J, 2004).

Consequências do Consumo de Álcool na Fertilidade Feminina: O Que Você Precisa Saber.

Ademais, é crescente o número de associações de desordens endócrinas com o consumo de álcool. O ovário nivela a quantidade de estrogênio e progesterona no organismo feminino. As análises sugerem que o consumo de álcool afete o nível dos hormônios, altere o ciclo menstrual regular e aumente a taxa de ciclos anovulatórios, ou seja, contribuindo com a infertilidade e maior propensão a abortos (CASTRO, Amon-Rá Leite, 2021).

O Consumo de Álcool e Suas Consequências na Saúde Reprodutiva das Mulheres.

Desse mesmo modo, o consumo de bebidas alcoólicas prejudica tanto a fertilidade natural quanto a fertilidade por meio da reprodução assistida. Estudos mostram que o uso de álcool diminui as taxas de sucesso em tratamentos de fertilização. Durante a pesquisa, foi comprovado que aumento na ingestão de uma taça de vinho por dia, durante um mês, até a semana da tentativa, diminuiu em até 5 vezes a chance de gravidez (Chedid, Silvana, 2019).

Engravidar e Álcool: Por Que é Importante Repensar Suas Escolhas de Estilo de Vida.

Sobre os efeitos nocivos do álcool, muitos aspectos já são de conhecimento geral. Entretanto, poucos sabem das consequências negativas desse consumo na fertilidade da mulher. Com a dificuldade da mudança de estilo de vida, fica claro a importância da ingestão de bebidas sem álcool, Disponíveis Aqui na Empório sem Álcool, para que os momentos de socialização permaneçam e a saúde feminina seja preservada.

 Clique Aqui no Banner Abaixo Para Conferir Nossos Produtos:

Referências:

CHEDID, SILVANA; PADILLA, FÁBIO AIELLO. ” A influência do álcool e do tabagismo sobre a fertilidade. Disponível em: https://chedidgrieco.com.br/siteantigo/wp-content/uploads/2019/02/Capitulo-Silvana- Chedid.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.

CASTRO, Amon-Rá Leite de et al. Infertilidade e hábitos de vida. Lubianca, Jaqueline Neves; Capp, Edison (org.). Promoção e proteção da saúde da mulher, ATM 2023/2. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina, 2021. p. 65-76., 2021. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/223027/001127648.pdf?sequence=1. Acesso em: 28 jun. 2022.

EGGERT,   Jan;   THEOBALD,   Holger;   ENGFELDT,   Peter. Effects of alcohol consumption on female fertility during an 18-year period. Fertility and sterility, v. 81, n.  2,  p.379-383,         2004. Disponível  em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0015028203027171?casa_token= 3MliaQrIlAsAAAAA:GBU48Yo9CCoH2E3gvGWl44H1LEZoMRjnQmVfftkChhM-gMz Wc5GICqiVOScxIvkmVHGcX7LF9Q. Acesso em: 28 jun. 2022.

SOARES, Tomás Vieira Mendes et al. Estilos de vida e a sua repercussão na fertilidade. 2018. Tese de Doutorado. Universidade de Coimbra. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/81883. Acesso em: 29 jun. 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Quer comprar bebida sem Álcool?