álcool e o sistema cardiovascular álcool e o sistema cardiovascular

Relação entre álcool e o sistema cardiovascular

Indice

Álcool e o sistema cardiovascular

Álcool e Saúde Cardiovascular

O consumo de álcool está, dentre outras consequências, atrelado diretamente a efeitos complexos na saúde cardiovascular. Dados de expressivos estudos epidemiológicos em torno das últimas duas décadas, mostram associações significativas entre o uso de álcool e as condições cardiovasculares. Dentre as doenças atreladas ao sistema cardiovascular as mais comuns em estudos são: hipertensão arterial (HA), doença cardíaca coronariana (DAC), gênese de hipertensão arterial sistêmica (HAS) acidente vascular cerebral (AVC), doença arterial periférica (DAP), cardiomiopatia, alterações no ritmo cardíaco (arritmias) e infarto do miocárdio (Stipp MA, et al. 2007).

Impacto Fisiológico das Doenças Cardiovasculares

Tais doenças estão associadas a efeitos fisiológicos graves, tais como disfunção mitocondrial, alterações na circulação, resposta inflamatória, estresse oxidativo e morte celular programada, causando danos principalmente no coração, mas também em todo o organismo vital (Stipp MA, et al. 2007).

álcool e o sistema cardiovascular : Cardiomiopatia Alcoólica

Estudos mostram que principalmente o acetaldeído, produto de degradação do álcool, afeta o funcionamento adequado das células cardíacas, portanto a ingestão desregrada de tal substância apresenta disfunções cardíacas que podem levar até uma cardiomiopatia. A cardiomiopatia é uma doença do músculo cardíaco a qual o torna fraco, no caso da cardiomiopatia alcoólica ocorre uma dilatação das câmaras cardíacas, o que reduz a contratilidade dos ventrículos. Ou seja, sua contração é reduzida e por consequência a capacidade de bombeamento de sangue é inferior se comparada a uma pessoa saudável (Bell S, et al. 2017).

Desafios nos Estudos sobre Álcool e Doenças Cardiovasculares

O que os estudos indicam é que por mais que se saiba que a utilização excessiva de álcool causa doenças ligadas ao sistema cardiovascular, para muitas delas ainda não se sabe quais são os mecanismos de ação que o álcool afeta dentro do sistema, tornando os estudos cada vez mais difíceis (Piano M, 2017) .

Quantidades de Álcool e Riscos Cardiovasculares

A maior parte dos estudos levam em consideração a dose padrão de consumo de álcool, a qual gira em torno de <15 a 20 g/dia, 1 a 2 doses padrão, em um consumo baixo/moderado, ou seja, tais quantidades possuem um risco reduzido de doença cardiovascular e mortalidade. Porém, quantidades maiores que isso são consideradas um padrão de consumo excessivo, tendo por consequência seu risco aumentado (Cosmi et al. 2015).

Diversos Fatores Influenciam o Uso de Álcool

Claro que variantes comportamentais, genéticas, biológicas, culturais, sociais e econômicas também têm correlação com o uso de álcool e doenças do sistema cardiovascular, entretanto a quantidade padrão de utilização do álcool afeta potencialmente as doenças cardiovasculares já citadas anteriormente. Ainda não existem estudos o suficiente para que se imponha um limite de recomendação para o seu consumo de álcool para que não se tenha doenças cardiovasculares, entretanto estes mesmos estudos sugerem o mínimo consumo possível tendo em vista os resultados já encontrados em grande parte das pesquisas.

Alternativas para uma vida saudável

Uma boa alternativa aliada para uma vida mais saudável são as bebidas sem álcool, que não irão influenciar possíveis doenças cardiovasculares sem tirar o prazer de socialização que sabemos que as bebidas oferecem. No Empório Sem Álcool, há diversos tipos e sabores para você aproveitar! Para mais informações, acesse o link.

sobre nos empório sem álcool sobrieta

Álcool e o sistema cardiovascular

álcool e o sistema cardiovascular

Referências

M.S. El-Sayed; N. Ali; Z.E-S. Ali. Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA): Consumo de álcool e o sistema cardiovascular. Maio, 2005 https://cisa.org.br/pesquisa/artigos-cientificos/artigo/item/105-consumo-de-alcool- e-o-sistema-cardiovascular#:~:text=Estudos%20comprovam%20que% 20%20v%C3%A1 Lcool,card%C3%ADaco%20que%20 se%20 torna%20 fraco).

Bell S, Daskalopoulou M, Rapsomaniki E, et al. Association between clinically recorded alcohol consumption and initial presentation of 12 cardiovascular diseases: population based cohort study using linked health records. March, 2017. https://www.bmj.com/content/356/bmj.j1340.long

Mariann R. Piano, Ph.D. Alcohol’s Effects on the Cardiovascular System. Alcohol Res.              2017;38(2):219-241.      PMID:      28988575;      PMCID:      PMC5513687. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5513687/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Quer comprar bebida sem Álcool?