Impacto do álcool na absorção de nutrientes
Você sabia que a ingestão regular de álcool tem associação direta com prejuízos na biodisponibilidade e absorção de nutrientes? Pois é! Ele pode prejudicar a absorção intestinal desencadeando diversos outros problemas que, muitas vezes, são deixados de lado na hora de escolher a bebida que você vai brindar.
Sobrecarga no fígado e prejuízo aos nutrientes
Quando é consumido de forma abusiva, o nosso fígado é sobrecarregado para que a digestão ocorra e a substância seja eliminada. Para isso, as células do fígado formam produtos decorrentes dessa sua atividade intensa, com prejuízo da absorção de nutrientes importantes para o organismo humano (Roth, 2020).
Variação genética e étnica
As quantidades desses produtos variam de acordo com a genética do indivíduo, etnia, estado nutricional e massa corporal, podendo aumentar consideravelmente. Recentemente, em uma revisão da literatura científica voltada para as interações entre o álcool e alguns alimentos, verificou-se um aumento significativo do número de nutrientes que sofrem a interferência (McCabe B. J.,2004).
Nutrientes comprometidos
Dentre os nutrientes comprometidos pelo uso abusivo de álcool estão, vitaminas do complexo B em especial a tiamina e o folato, vitaminas lipossolúveis, aquelas solúveis em gorduras, como A, D, K, além de proteínas, levando a complicações como: distúrbios cerebrais, desordem mental, pelagra, dermatite, diarréia, demência, anemia megaloblástica, acidose, hipocalcemia, hipocalemia, hipertrigliceridemia e hiperuricemia. Minerais como o magnésio, cálcio, zinco e ferro polivalente (Fe+3) também diminuem sua concentração no organismo à medida que se consome (Mincis, 2011).
Impacto na saúde óssea
Deficiência de vitamina D associada à perda de massa muscular secundária ao consumo, têm sido associadas a um risco aumentado de fratura óssea (Gonzalez et al., 2011).
Metabolismo e imunidade afetados
Além disso, as ações metabólicas no organismo influenciam na deficiência de muitos micronutrientes, levando ao hipercatabolismo e propicia, assim, aumento de estresse oxidativo, e da excreção urinária de micronutrientes. Tais processos favorecem a anemia, a aterosclerose e a imunossupressão, reduzindo a atividade ou a eficiência do sistema imunológico no paciente alcoólatra (Maio; Dichi; Burini, 2000).
Escolha saudável e equilíbrio nutricional
Vale lembrar que a melhor orientação é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e manter uma alimentação balanceada em nutrientes. Uma boa opção aliada para uma vida mais saudável são as bebidas sem álcool, que podem ajudar na manutenção de um melhor estilo de vida sem tirar o prazer da alimentação. No Empório Sem Álcool, há diversos tipos e sabores para você aproveitar! Para mais informações, acesse o link.
Conheça nossa loja física
Referências
González et al. Vitamin D and Nutritional Status are Related to Bone Fractures in Alcoholics, Alcohol and Alcoholism, Volume 46. 2011. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21248027/
Maio, R., Dichi, J.B. & Burini, R.C. Implicações do alcoolismo e da doença hepática crônica sobre o metabolismo de micronutrientes. Arquivos de Gastroenterologia. 2000. Disponível em:https://www.ufpe.br/documents/883688/0/IMPLICA%C3%87%C3%95ES_DO_ALCOOLISMO_NO_CONSUMO_DE_MICRONUTRIENTES_-_UM_ESTUDO_PILOTO.pdf/660bab99-8e15-49dd-8ab4-4da959562d14
McCabe BJ. Prevention of food-drug interactions with special emphasis on older adults. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2004. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15090899/
Mincis, M. & Mincis, R.I. Álcool e o fígado. GED – Gastroenterologia Endoscopia Digestiva. 2011
Roth, Thais & Meira, Elisangela & Kolitski, Mayara & Kosak, Josieli & Kloster, Edirleia & Benincá, Simone & Mazur, Caryna. Prejuízo na absorção de nutrientes pela ingestão de álcool: uma revisão. Research, Society and Development. 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7342153