vinho e dor de cabeça vinho e dor de cabeça

Beber vinho dá dor de cabeça?

Indice

Dor de Cabeça após Consumo de Álcool: Explorando a Causa

Você provavelmente conhece uma pessoa que diz “não gosto de tomar vinho porque fico com dor de cabeça”. Já pode parar de achar que é frescura! Essa pessoa sofre do que a Sociedade Internacional de Dor de Cabeça chama de “dor de cabeça induzida pelo álcool”.

O estudo de Maxwell

As razões pelas quais o álcool pode induzir dor de cabeça e até ressaca foram estudadas por Maxwell et al. (2010) que demonstraram que além do álcool induzir hipersensitividade do nervo trigêmeo – principal nervo da face, cuja principal função é veicular toda sensibilidade, desde o topo da cabeça, até a boca e a língua – o acetato, que se forma rapidamente a partir do acetaldeído, compostos presentes nas bebidas alcoólicas, são responsáveis por induzir a dor de cabeça.

Substâncias Indutoras e Impacto

Em relação ao vinho, especificamente, as possíveis substâncias indutoras da dor de cabeça são: histamina – o alto conteúdo presente em vinhos tinto induz enxaqueca em pessoas com intolerância à substância; e compostos fenólicos – responsáveis pelo sabor e coloração do vinho, mas podem se acumular na circulação sanguínea e se tornarem tóxicos.

Como combater a Dor de Cabeça Induzida por Álcool

Para evitar esse sintoma, recomenda-se que as pessoas bebam água junto ou após ingerir bebida alcoólica. O consumo de álcool provoca maior diurese (produção de urina pelo rim) e consequentemente reduz os níveis plasmáticos de vasopressina, fazendo com que o indivíduo retenha líquido. Essa retenção leva ao aumento da osmolaridade plasmática, ocasionando uma disfunção nas proteínas transportadoras de cálcio, sódio e potássio aos neurônios, resultando em sintomas de enxaqueca (GALVÃO et al, 2009). Assim, ao beber água, a retenção de líquidos é cessada e os sintomas são amenizados.

Uma orientação saudável

Além disso, uma das principais orientações é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Porém, para muitas pessoas, isso pode ser difícil. Uma boa opção são as bebidas sem álcool, que podem ajudar na manutenção de um estilo de vida saudável sem tirar o prazer da alimentação. No Empório Sem Álcool, há diversos tipos e sabores para você aproveitar! Para mais informações, acesse o link.

Referências

KRYMCHANTOWSKI, Abouch V. JEVOUX, Carla C. Wine and Headache. 2014. Disponível em: https://headachejournal.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/head.12365. Acesso em 13 de dezembro de 2021.

Maxwell CR, Spangenberg RJ, Hoek JB, Silberstein SD, Oshinsky ML. Acetate causes alcohol hangover headaches in rats. PLoS ONE. 2010; 5: e15963.

GALVÃO, André Martins et al. Evidência científica entre a oferta hídrica e a dor cefálica. Revista Dor, Recife-PE, v. 10, n. 4, p. 343-348, 2009.

NEVES, Indiara. Relação entre hábitos alimentares e enxaqueca, 2013. Disponível em:https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/3928/3/20942872.pdf. Acesso em 13 de dezembro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Quer comprar bebida sem Álcool?