Gastrite Gastrite

O Álcool Causa Gastrite?

Você sabia que a ingestão de álcool está associada ao desconforto estomacal causado pela gastrite e pelo refluxo?

Indice

Você já sentiu enjoos ou desconfortos na barriga depois de uma bebedeira? Saiba que isso é um dos efeitos mais comuns do consumo de álcool! Este efeito é potencializado ainda mais quando o indivíduo possui uma condição chamada ‘gastrite’.

A gastrite é uma inflamação do revestimento interno do estômago, o que pode causar sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal e até mesmo sangramento. Se você bebe com frequência e sente esses sintomas, consulte um médico para saber se pode ser gastrite.

Mas o Que é a Gastrite?

‘Gastro’ significa estômago, e ‘ite’ indica uma inflamação, sendo assim, a gastrite é basicamente uma inflamação do estômago, mais precisamente na parede interna do órgão. Ela é uma condição médica que ocorre quando a parede do estômago fica inflamada. Ela pode ser causada por diversos fatores, incluindo a má digestão, o stress, o consumo excessivo de álcool ou até mesmo certos medicamentos. Os sintomas da gastrite podem variar desde azia e náuseas até dor abdominal e vômitos.

A gastrite pode ser causada quando há o uso de medicamentos em excesso, bebida alcoólica, cigarro ou situações de estresse recorrentes. Segundo o Gastro Medical Center, essas substâncias ou situações podem irritar a mucosa do estômago, causando inflamação e dor. A gastrite pode ser aguda ou crônica, e os sintomas variam conforme a intensidade da inflamação. Em geral, os pacientes apresentam queimação no estômago, náuseas e vômitos.

No entanto, se for grave, pode haver sangramento e perfuração do estômago. Por isso, é importante procurar um médico assim que os primeiros sintomas surgirem. Os sintomas mais comuns da gastrite são dores abdominais, geralmente na região do estômago, anemia e deficiência da vitamina B12. Esta doença também pode causar náusea, vômitos e sensação de inchaço após comer pequenas quantidades de comida e diminuição do apetite.

A gastrite é uma doença muito incômoda que pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, é importante procurar um médico assim que os primeiros sintomas aparecerem para iniciar o tratamento o quanto antes possível.

A boa notícia é que a gastrite geralmente pode ser tratada com medicamentos e/ou mudanças no estilo de vida.

O Consumo de Álcool Pode Agravar a Gastrite?

Álcool e gastrite não combinam. O consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar a secreção de ácido clorídrico no estômago, piorando assim a gastrite e outras condições desconfortáveis, como o refluxo gastroesofágico. Além disso, o álcool pode irritar a mucosa do estômago, causando inflamação e dor. Por isso, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas se você sofre de gastrite.

Vale lembrar que a melhor orientação é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e manter uma alimentação balanceada em nutrientes. A ingestão exagerada de álcool pode causar danos à saúde, tanto física quanto mental, portanto é importante moderar o consumo. Já uma dieta balanceada é fundamental para manter o corpo funcionando corretamente, fornecendo todos os nutrientes necessários para as diversas funções do organismo.

Além disso, é importante se hidratar adequadamente, pois o corpo humano é composto principalmente por água. Beber pelo menos 2 litros de água por dia auxilia na eliminação de toxinas e mantém a pele hidratada e saudável.

Uma boa opção para uma vida mais saudável são as bebidas sem álcool, que podem ajudar na manutenção de um melhor estilo de vida sem tirar o prazer da alimentação. No Empório Sem Álcool, há diversos tipos e sabores para você aproveitar! Para mais informações, acesse o link por aqui

Referências

FILHO, Silvio. Tenho gastrite: posso consumir bebida alcoólica nas festas
de final de ano?.
Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2022.

González et al. Vitamin D and Nutritional Status are Related to Bone
Fractures in Alcoholics
,
Alcohol and Alcoholism, Volume 46. 2011.


Maio, R., Dichi, J.B. & Burini, R.C. Implicações do alcoolismo e da doença
hepática crônica sobre o metabolismo de micronutrientes.
Arquivos de
Gastroenterologia. 2000.


McCabe BJ. Prevention of food-drug interactions with special emphasis on
older adults. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2004.
Mincis, M. & Mincis, R.I. Álcool e o fígado. GED – Gastroenterologia
Endoscopia Digestiva. 2011


Roth, Thais & Meira, Elisangela & Kolitski, Mayara & Kosak, Josieli & Kloster,
Edirleia & Benincá, Simone & Mazur, Caryna. Prejuízo na absorção de
nutrientes pela ingestão de álcool: uma revisão.
Research, Society and
Development. 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Quer comprar bebida sem Álcool?