Índice
Retenção Hídrica: Os Efeitos Nocivos do Álcool: Desidratação, Redução de Nutrientes e Interferência no Sono.
O álcool gera desidratação, redução de nutrientes e interfere no sono. Além disso, ele gera a bem conhecida “ressaca”, que surge após 6 a 8 horas do consumo exacerbado de bebida alcoólica, podendo durar até 24 horas. Os sintomas podem ser de origem biológica, fisiológica ou até mesmo afetiva e se apresentam de maneiras distintas em diferentes indivíduos (GIACOMELLI et. al, 2019)
Retenção Hídrica: Principais Sintomas:
Dentre os principais efeitos e sintomas encontram-se:
- Tonturas
- Dores de Cabeça
- Desequilíbrio Eletrolítico
- Hipoglicemia
- Irritação Gástrica
- Vasodilatação
- Distúrbios do Sono
- Além dos Físicos como Cansaço
Retenção Hídrica: Desequilíbrio Eletrolítico e Retenção de Líquidos na Ressaca.
O desequilíbrio eletrolítico, gera inicialmente um efeito diurético, fazendo com que o indivíduo fique desidratado, porém com a desidratação ocorre um aumento do hormônio antidiurético, resultando em uma retenção de líquidos durante a ressaca. Já a irritação gástrica acontece somente após altas doses alcoólicas e varia conforme o tipo de bebida ingerida (GIACOMELLI et. al, 2019).
Impacto da Hipoglicemia no Funcionamento Cerebral.
Quanto às dores de cabeça, além da vasodilatação há excesso da serotonina, histamina e prostaglandina, ou a produção de citocina. Além disso, com a hipoglicemia pode haver algum impacto no funcionamento cerebral, o que, talvez, explicaria os sintomas de fraqueza e cansaço, se não forem consequências do distúrbio do sono (GIACOMELLI et. al, 2019).
Medidas Para Reduzir a Retenção: Evitar Álcool, Beber Água, Reduzir Consumo de Sal e Praticar Atividade Física.
A retenção hídrica, edema e ascite também são comumente observados nos estágios finais da cirrose, podendo também aparecer nos estágios iniciais (RITTER e GAZZOLA, 2006). Para reduzir a retenção evite o consumo de álcool, beba bastante água, reduza o consumo de sal e pratique atividade física.
Alternativas Sem Álcool.
Vale lembrar que a melhor orientação é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e manter uma alimentação balanceada. Para evitar a retenção de líquidos, além do consumo adequado de água e prática de atividades, uma boa opção são as bebidas sem álcool. No Empório Sem Álcool, há diversos tipos e sabores para você aproveitar! Para mais informações, acesse o Link ,Clicando no Banner Abaixo:
Referências:
GIACOMELLI, Katiele Baelz et al. Efeitos do consumo de álcool no desempenho e recuperação do exercício físico. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 13, n. 82,p.1009-1016,2019.Disponível Em: <https://www.researchgate.net/profile/Patrik-Nepomuceno/publication/345952695_Efeitos_do_consumo_de_alcool_no_desempenho_e_recuperacao_do_exer cicio_fisico/links/5fb2d0cf45851518fdac943b/Efeitos-do-consumo-de-alcool-no-d esempenho-e-recuperacao-do-exercicio-fisico.pdf>. Acesso em: 26 set. 2022.
RITTER, Luciana; GAZZOLA, Jussara. Avaliação nutricional no paciente cirrótico: uma abordagem objetiva, subjetiva ou multicompartimental?. Arquivos de Gastroenterologia, v. 43, p. 66-70, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-28032006000100016.