IBU: International Bitter Unit ou Unidade de Amargor Internacional
Índice
Já Reparou essa Sigla nas Embalagens de Cerveja?
IBU significa International Bitter Unit, que em português significa algo como Unidade de Amargor Internacional e ela representa uma escala de 0 a 100, que mede o amargor conferido pelos lúpulos à cerveja. Esse cálculo é feito através da medição dos alfa-ácidos presentes na planta que são liberados durante o processo de produção da cerveja.
Sendo assim, quanto mais IBUs, mais amarga é a cerveja, certo? Errado!
Dentro da sua composição há outra substância que tem um papel fundamental nisso, que é o malte. Ele traz consigo uma doçura que tem uma responsabilidade na fermentação da bebida e a harmonia da cerveja se dá ao juntar esses ingredientes de forma equilibrada para que a bebida não fique tão doce ou amarga. Quando o objetivo é fazer uma cerveja de amargor equilibrado, o ideal seria aumentar o teor de álcool e amargor juntos.
Portanto se temos, por exemplo, uma cerveja com mais de 100 IBU logo iríamos pensar em algo muito amargo, mas isso nem sempre corresponde à realidade, como vimos acima, isso vai depender do corpo, da carga de maltes e do processo de produção desta cerveja.
Há diversos casos em que o grau alto de IBU indicado no rótulo é ludibriado pela doçura que o malte traz consigo. Muitas vezes acontece do número de IBU que está no rótulo ser apenas uma jogada de marketing para poder fisgar quem está a procura de um número de IBU baixo ou alto, portanto não se deixe enganar e entenda que não há outro jeito de saber o amargor da cerveja que não seja testando-as.
Para degustar uma cerveja faça uma análise de alguns fatores e não foque somente. Analise a coloração, o teor alcoólico e o estilo da cerveja e cruze essas informações com anunciado.
Sobre Nós Empório Sem Álcool