doação de sangue doação de sangue

Interferência do Álcool na Doação de Sangue

Indice

Como Nossos Hábitos de Consumo Afetam a Reposição dos Bancos de Doação de Sangue.

A doação de sangue é um ato nobre e voluntário que salva milhões de vidas anualmente, essencial para que hospitais possam fazer as intervenções necessárias em seus pacientes. Portanto, essa é uma ação que deve ser incentivada na sociedade de modo que os bancos de sangue sejam repostos com frequência adequada. Mas, você sabia que nossos hábitos de consumo são um dos fatores que determinarão se isso será viável? Neste post iremos explicar a interferência do álcool na doação de sangue.

Os Cuidados Necessários Para Garantir a Segurança do Doador e do Paciente.

A transfusão de sangue não é um procedimento isento de riscos, por isso a transição do material deve ser criteriosa. Existem várias restrições para manter o bem-estar do doador e do paciente, a ingestão de bebidas alcoólicas é uma delas. O limite máximo são 40g /dia de álcool (cerca de 4 latas de cerveja) e é necessário um período de pelo menos 12 horas após o consumo para ser permitida a doação de sangue (Fundação Hemominas).

A Toxicidade do Álcool e Seus Efeitos no Fígado e no Metabolismo.

O álcool é uma substância tóxica para o nosso corpo e, por isso, logo após ser ingerido, inicia-se o processo de secreção dessa toxina. O fígado é o principal órgão responsável pela metabolização do álcool, assim, fica muito sobrecarregado ao consumirmos essa substância, não sendo eficaz para realizar outras funções, como a filtração do sangue e metabolização de lipídios (You & Arteel, 2019; Mincis m Mincis, 2011).

Riscos Para a Saúde do Paciente Devido à Diminuição de Fatores de Coagulação.

Por tal motivo, pessoas que consumiram álcool não podem fazer a doação de sangue, sobretudo aqueles que consomem de maneira crônica, pois nestes indivíduos há uma incidência muito maior de lesão hepática, o fígado lesionado pode não produzir fatores de coagulação adequados para o plasma do sangue, importante hemocomponente utilizado em pacientes que apresentam sangramento exacerbado (Renaud & Ruf, 1996).

Deficiências Nutricionais Causadas Pelo Álcool.

Sendo assim, conclui-se que o sangue não estará completamente saudável, com falta de micronutrientes como a Vitamina A, Vitamina D, Vitamina K , cálcio, zinco e ferro, os quais tiveram sua absorção prejudicada pela presença do álcool, isto cria um cenário que pode produzir o efeito oposto do intencionado e prejudicando a saúde do paciente ou simplesmente não surtindo o efeito desejado (Roth et al., 2020).

A Importância de Uma Dieta Livre de Álcool Para Doação de Sangue.

Nesse contexto, destaca-se que o mais saudável é realizar uma dieta livre de álcool, principalmente se você costuma fazer doação de sangue, de modo a prezar pela sua saúde e daqueles que você pretende ajudar, logo, após esse post ter esclarecido melhor o assunto, temos uma ótima sugestão para você saborear do melhor sem restrições, nossas bebidas além de serem as mais saborosas, não contém álcool em sua composição, ou seja, te satisfazem e promovem uma vida mais saudável para todos.

Confira mais produtos da loja Clicando no Banner Abaixo:

Referências

Maio, R., Dichi, J.B. & Burini, R.C. Implicações do alcoolismo e da doença hepática crônica sobre o metabolismo de micronutrientes. Arquivos de Gastroenterologia. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ag/a/LyyrJtxXdrkbv6kfykYH5mJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2022.

Mincis, M. & Mincis, R.I. (2011). Álcool e o fígado. GED – Gastroenterologia Endoscopia Digestiva, 30(4), 152-162. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/0101-7772/2011/v30n4/a3598.pdf. Acesso em: 14 jun. 2022.

ROTH, T.; MEIRA, E. de; KOLITSKI, M. F.; KOSAK, J. M.; KLOSTER, E. de F.; BENINCÁ, S. C.; MAZUR, C. E. Loss in nutrient absorption by alcohol ingestion: a review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e190911910, 2020

Uso de bebidas alcoólicas. Fundação governamental Hemominas. Disponível em:http://www.hemominas.mg.gov.br/49-doacao/doacao-de-sangue/822-uso-de bebidas-alcoolicas. Acesso em: 14 jun. 2022.

YOU, Min; ARTEEL, Gavin E. Effect of ethanol on lipid metabolism. Journal of hepatology, v. 70, n. 2, p. 237-248, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0168827818325212. Acesso em: 14 jun. 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Quer comprar bebida sem Álcool?