Cirurgia Bariátrica e o Álcool Cirurgia Bariátrica e o Álcool

Cirurgia Bariátrica e o Consumo de Álcool

Indice

Tratando a Obesidade com Alterações Gastrointestinais.

A cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como “redução de estômago”, diz respeito a diversas alterações morfológicas e fisiológicas no aparelho gastrointestinal do paciente, a fim de tratar a obesidade e as consequências dela para a saúde Estas alterações culminam na redução de volume do estômago e consequente diminuição da capacidade absortiva do órgão (Alves, Márcio – BIREME/OPAS/OMS; 2021).

A cirurgia é indicada para pacientes obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 que tenham doenças decorrentes deste alto IMC como diabetes, hipertensão, colesterol alto e esteatose hepática (gordura no fígado) (Alves, Márcio – BIREME/OPAS/OMS; 2021).

Cuidados Pós Cirurgia Bariátrica.

Por ser uma cirurgia invasiva, há necessidade de extrema atenção quanto aos cuidados pós cirúrgicos para que se tenha os resultados esperados e eventuais complicações sejam mitigadas (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA; 2021).

Tais precauções envolvem atenção à: alimentação que deve ser específica e na textura correta, que evolui com o passar do tempo (líquida, pastosa ou branda e sólida); ingestão de água; sinais do corpo, à exemplo de dor e febres persistentes; reposição vitamínica; acompanhamento multidisciplinar com nutricionistas e psicólogos. (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA; 2021).

Além disso, indivíduos pós-bariátricos devem ter um cuidado especial em relação à ingestão de álcool, uma vez que a cirurgia vem sendo associada a um aumento do consumo abusivo do álcool, principalmente para tipos de cirurgias bariátricas que, ao alterar a anatomia do trato gastrointestinal, alteram também parâmetros fisiológicos, que interagem com o cérebro, são as chamadas cirurgias metabólicas, como a Y-de-Roux (BGYR) (Mellinger et al, 2021; Ivezaj et al, 2019).

Fatores que Levam à Dependência de Álcool em Pacientes Pós-Bariátricos.

A tendência a desenvolver dependência ao álcool pode se dar por diversos fatores, entre eles, a diminuição da enzima álcool desidrogenase no estômago, responsável pelo metabolismo da substância no organismo. Junto a esse fator, está também a condição de diminuição do volume do estômago e a aceleração do esvaziamento do mesmo, levando a uma absorção mais rápida e intensa do álcool no jejuno. Dessa forma, há uma maior exposição a picos de altos níveis de álcool no sangue, quando comparados ao organismo prévio à cirurgia (Cerón-Solano et al, 2021, Mellinger et al, 2021).

Ainda, a cirurgia bariátrica gera modificações na regulação endócrina da saciedade, fazendo com que pós-operados tenham uma maior sensibilidade à grelina (hormônio que provoca a sensação de fome), que pode contribuir no aumento do consumo de etanol (Cerón-Solano et al, 2021).

Importante destacar que a diminuição da capacidade gástrica por comidas sólidas, além das modificações hormonais já citadas, podem ser associadas à mudanças notáveis nos “centros de recompensa” do cérebro após cirurgia, favorecendo o consumo do álcool ao validar o ato de o consumir como algo satisfatório (Ivezaj et al, 2019).

Alternativas Saudáveis Pós-Cirurgia.

Se você já realizou ou vai realizar uma cirurgia bariátrica, não quer deixar de ingerir bebidas em momentos diversos, como de confraternização, e, ainda assim, promover sua saúde, a Empório Sem Álcool é sua aliada! Através das bebidas sem álcool, a confraternização sempre estará garantida. Para mais informações, acesse o Link Clicando no Banner Abaixo:

Referências:

Alves, Márcio – BIREME/OPAS/OMS. Cirurgia Bariátrica (Cirurgia de Redução do Estômago) | Biblioteca Virtual Em Saúde MS. 2021. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/cirurgia-bariatica/. Acesso em 11 de junho de 2022.

Cerón-Solano G. et al. Bariatric surgery and alcohol and substance abuse disorder: A systematic review. Cir Esp (Engl Ed). 2021. English, Spanish. Disponível em: doi: 10.1016/j.ciresp.2021.03.006. Acesso em 13 de junho de 2022.

Heinberg LJ, Ashton K, Coughlin J. Alcohol and bariatric surgery: review and suggested recommendations for assessment and management. Surg Obes Relat Dis. 2012. Disponível em: doi: 10.1016/j.soard.2012.01.016. Epub 2012 Feb 2. Acesso em 11 de junho de 2022.

Ivezaj, V. et al. Changes in Alcohol Use after Metabolic and Bariatric Surgery: Predictors  and Mechanisms.  2019.   Disponível  em: https://doi.org/10.1007/s11920-019-1070-8. Acesso em 13 de junho de 2022.

Mellinger JL et al. Bariatric surgery and the risk of alcohol-related cirrhosis and alcohol misuse. Liver Int. 2021. (5):1012-1019. Disponível em: doi: 10.1111/liv.14805. Acesso em: 13 de junho de 2022.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA. “Confira 5 Cuidados Necessários No Pós-Operatório de Bariátrica” [online]. 2019a. Disponível em:www.sbcbm.org.br/confira-5-cuidados-necessarios-no-pos-operatorio-de-bariatrica/#:~:t ext=%E2%80%9CGeralmente%20devem%20ser%20consumidos %202. Acesso em 11 de junho de 2022.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA. “Consenso -Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica E Metabólica” [online]. 2019b. Disponível em: www.sbcbm.org.br/consenso/#:~:text=Cirurgias%20da%20Obesidade%20(Cirurgias%20 Bari%C3%A1tricas. Acesso em 11 de junho de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Quer comprar bebida sem Álcool?